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Goianês: o segredo do pastel de carne da QG Jeitinho Caseiro

“Ow, xeu te falar, tá sabendo quem voltou, né?” Foi de uma conversa informal como essa, tipicamente goiana, que surgiu uma campanha grandiosa. Sim, Ele voltou e para mostrar que tem orgulho de ser goiano.  “Nóóó!”.

Não bastaria dizer que ele voltou de forma irreverente. O terreno deveria ser preparado cuidadosamente, já que o sucesso da campanha dependia da inovação. O desafio de atender clientes do grande varejo é unir ações que atinjam o público com agilidade e sem cair no senso comum.

A simplicidade foi o caminho escolhido para ir além do provável. O pastel de carne a R$ 0,99 centavos da QG Jeitinho Caseiro voltou com sotaque e para ficar na boca do povo, literalmente.

Consagrada no mercado por realçar o sabor goiano em seus pratos, a QG traz na sua história marcas de regionalidade. É exatamente essa satisfação que a promoção estimula, ao aproximar o consumidor de sua origem. E nada mais apropriado do que utilizar da linguagem empregada no dia a dia, o popular goianês.

Sem requintes e cheia de peculiaridades, a maneira coloquial de falar do goiano é reconhecida nos quatro cantos do país, afinal, não há nada melhor para alguém nascido aqui do que jogar uma boa conversa fora.

Estratégia digital  

Para criar um universo receptivo, a Inédita optou por utilizar um teaser como forma de atiçar outra característica de quem mora em Goiás: a curiosidade. Durante 15 dias, vinhetas para rádio e outdoors incitaram o consumidor a imaginar possibilidades do que teria voltado por meio de expressões consagradas em diálogos rotineiros.

A mesma proposta foi aproveitada para divulgar a promoção na web. Vídeos foram publicados no Facebook e Twitter como incentivo para que internautas também revelem sua criatividade e orgulho de ser goiano por meio de frases e vídeos no hotsite www.elevoltou.com.br, criado especificamente para a promoção. E o resultado surpreende a cada dia de promoção no ar.

O jeitinho goiano de se expressar também contagiou vários blogueiros, que não mediram esforços para especular, com a linguagem de suas páginas, o que voltou. Os blogs ganharam o selo de “Autêntico Blog Goiano” como forma de carimbar sua origem e mostrar o quão rica é nossa cultura.

Peças OFF: identidade divertida

A virada de teaser revelou um pastel de carne saboroso, sequinho e acima de tudo, divertido. “Por ser o centro das atenções, o pastel não poderia ser representado apenas por uma foto. O mascote conversa com o público nas redes sociais, é expressivo e passa a mensagem de credibilidade”, afirma o diretor de criação Diogo Arruda.

“A campanha “encabula” pelo grande número de ações concomitantes, com marketing digital e peças OFF sintonizadas para mostrar o orgulho da QG em ser daqui”, enfatiza o sócio e diretor da Inédita, Bruno Vasconcelos. Ao mesmo tempo e em prazo recorde, coube também aos profissionais da agência adequar o material de comunicação de todas as lojas da QG à nova identidade visual da marca.

Nova cara e o mesmo jeitinho caseiro que patenteou a QG no mercado. Alcançar três décadas com uma campanha original e criativa é uma grande marca na história de uma das principais varejistas de fast food do Centro-Oeste. E desse orgulho, a equipe Inédita também compartilha, afinal, como diz o bom goianês, ô trem bão!



15/02/2011
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